Considerada hoje um mal do século a depressão chega a prevalecer em 20% da população mundial. No Brasil os números são ainda maiores principalmente na população idosa.
A provável explicação pra tal fenômeno seria o papel do cérebro na evolução humana.
Muitos estudos tem buscado resposta para esse processo.O homem plantava e colhia, vivia em cavernas, andava a pé, caçava e também era caçado. A evolução alterou profundamente os hábitos humanos submetendo o cérebro a altos níveis de stress o que provavelmente levou ao aumento da depressão.
Um estudo alemão mostrou a diferença de impacto no cérebro de pessoas que vivem na cidade e nas áreas rurais. As segundas são muito menos depressivas. Há ainda estudos contundentes mostrando a relação da depressão com obesidade, hipertensão e diabetes.
Hábitos de vida implicam diretamente na depressão! Um outro estudo muito interessante sobre bem estar na velhice ( um dos mais longos já descritos) acompanhou pessoas dos 10 aos 70 anos e observou que o bem estar na velhice foi relacionado a um ambiente familiar amoroso na infância... incrível não?
Cada vez fica mais evidente que precisamos urgente mudar nossos hábitos de vida... Talvez a resposta seja viver de forma mais simples...menos preocupação com o TER para finalmente viver a plenitude e a alegria de SER
Dra Roberta França
Medicina Geriátrica
De corpo e Alma
www.geriatrarobertafranca.com.br
Comentários