top of page
  • Foto do escritorSingle Care

Impacto da privação do sono no Cérebro, Comportamento e Emoções!

Em um mundo cada vez mais hiperativo, de mega vocidade e com 1 novidade por segundo, dormir parece um desperdício de tempo e até de vida!

Meu filho de 13 anos me perguntou "mãe por que dormimos? "

"Mãe a gente precisa mesmo dormir?" A resposta é: você não estará vivo para aproveitar a vida se não dormir! Desde que a vida foi criada na terra há mais ou menos 3.5 bilhões de anos atrás, o menor dos seres ate a humanidade conhecida hoje tem um ritmo. 


Tudo no Universo está em movimento. Galáxias, planetas, estrelas, tudo está sempre em um movimento ritmado em torno de algo e de si mesmo. A cada volta da terra em torno de si sabemos que passaram 24h. A cada volta da terra entorno do sol passaram 365 dias e assim por diante. Ritmo! Ritmo! Ritmo!


Com nosso corpo nao é diferente! Órgãos, tecidos, celulas, hormônios têm um ritmo.

Esse chamado ciclo circadiano é que regula nosso corpo, é ele que faz nossa homeostase (deixa nosso sistema em equilíbrio).


E quem faz a homeostase acontecer? O SONO!!!

Nosso ritmo biológico é ditado pelo nosso sono e estudos no mundo inteiro comprovam que 20 a 30% de vida é perdida quando rompemos esse ciclo biológico natural, ou seja, não dormir nos faz perder anos e anos de vida!!!!


Nascemos dormindo em média 16 horas por dia, chamado sono polifasico.

Ao longo da vida vamos perdendo esse sono e nos tornamos monofásicos, dormimos algumas horas 1x ao dia. Pessoas muito longevas, tem o sono muito melhor e mais reparador.


Distúrbios do sono comprovadamente aumentam as chances do individuo a ter depressao, ansiedade, irritabilidade, ganho de peso, aumento da resistência insulinica, pressão alta, deficit cognitivo, perda de memória e variação hormonal.


Dormir bem não é perda de tempo!

Dormir bem é ganho de vida!

De nada adiantar não querer parar se você não estiver vivo para aproveitar!!

Dra Roberta França 

Medicina Geriátrica 

De corpo e Alma 

www.geriatrarobertafranca.com.br 

68 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page